Sobre a Escola de Conselhos do Estado de São Paulo Núcleo Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anuncia a criação da Escola de Conselhos no Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania/Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma iniciativa voltada à formação permanente dos conselhos dos direitos, tutelares e demais integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos. Esta ação está em conformidade com a Política de Atendimento aos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, reforçando o compromisso com a promoção, proteção e defesa dos direitos, conforme resolução 113/2006, do Conselho Nacional dos Direitos da criança e do Adolescente (CONANDA), que dispõe sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Escola de Conselhos tem como objetivo realizar formações e compartilhar conhecimento com conselheiros/as tutelares, conselheiros/das direitos e demais integrantes do sistema de garantia de direitos, por meio de ações que visem o fortalecimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes. A Unifesp, reconhecida pela excelência acadêmica e por sua atuação política, social e interventiva junto às comunidades locais e estaduais, reúne docentes, discentes de graduação e pós-graduação de diversas áreas do saber. Esse corpo acadêmico, comprometido com a ciência aplicada às demandas concretas da sociedade, será peça-chave na implementação da proposta.

Com uma inserção sólida na realidade local e estadual, a Unifesp compreende os desafios e as necessidades específicas relacionadas à infância e adolescência em São Paulo. Essa proximidade com as comunidades permite à universidade contribuir na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao público infantojuvenil por meio de Grupos de Ensino, Pesquisa e Extensão presentes em seus diversos campi.

O monitoramento da qualidade teórica, ética, política, pedagógica e técnica das atividades desenvolvidas pela Escola de Conselhos será realizada pelo Comitê Gestor. Este acompanhamento assegurará que os objetivos propostos no Plano de Trabalho sejam alcançados com participação democrática de todas as pessoas envolvidas.

A representação institucional da Escola de Conselhos está sob a responsabilidade da professora doutora Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, enquanto a coordenação pedagógica é orientada pela professora doutora Maria Liduina Oliveira e Silva.

Com essa iniciativa, a Unifesp reafirma seu compromisso com a garantia de direitos, com a promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes e com a construção de um futuro mais justo e equitativo para crianças e adolescentes no Estado de São Paulo.